Alguém aí já comprou cartões postais de algum lugar?
Ou pelo menos chegou a vê-los, como as fotos do Big Ben em Londres ou da Torre Eiffel em Paris.
Temos exemplos nacionais de cartões postais famosos como fotos da ponte estaiada Octávio Frias de Oliveire ou da Avenida Paulista em São Paulo, do Pão de Açúcar ou do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, entre outros tantos lugares mais interessantes e menos perigosos para turistas e locais.
Uma coisa que nunca entendi é: Por que raios a maioria dos cartões postais, que supostamente deveriam ser imagens da deslumbrante beleza de um local, mostram obras da arquitetura humana?
Quer dizer, eu entendo que é importante apreciar o seu próprio trabalho, mas existem tantas coisas mais belas a ser apreciadas, como, por exemplo... a natureza? São poucas as paisagens naturais que não possuem beleza agradável. Na verdade, não posso dizer que conheço alguma, exceto as paisagens que foram destruídas pelo descaso do homem, como rios poluídos, montanhas degeladas e terras desertificadas.
Vivemos em uma sociedade ignorante, que não consegue sequer entender a real beleza do planeta, tampouco cuidar dela, que é mais que essencial para sua própria sobrevivência, o que vai muito além de observar algo belo.
Na última Sexta-feira eu fui viajar para Minas Gerais. Fui para um pequeno município chamado Juiz de Fora. Estive naquele lugar por muitas vezes quando criança, pois a família de minha mãe é originária de lá. No caminho, mais especificamente atravessando a cidade de Resende, no Rio de Janeiro, pela BR-116, também conhecida como Rodovia Presidente Dutra, havia um trecho da estrada que era cercado por grandes árvores, que cresciam de ambos os lados e seus galhos se encontravam no alto sobre a estrada, o que fazia esta paisagem se parecer muito com um túnel feito de árvores.
Lembro-me daquele lugar muito bem, pois era um dos aspectos que mais me agradava na longa viagem que costuma levar 6 horas. O sol atravessava algumas frestas entre as folhas e era possível ver algo como raios de luz caindo sob o chão de asfalto. A visão era deslumbrante, apesar de durar pouquíssimos segundos.
Nesta última vez em que viajei para lá, fomos pelo mesmo caminho, mas não encontramos mais o túnel de árvores. Confesso ter ficado um tanto quanto decepcionado, pois esperava vê-lo mais uma vez. Imagino que, por ser uma rodovia muito utilizada por caminhões, que vem ficando mais altos com o passar do tempo, os galhos das árvores passaram a atrapalhar e ficar no caminho, então foram sumariamente cortados. As árvores em si ainda estão lá, mas perderam quase toda a sua beleza. É possível ver galhos cortados junto ao tronco e essa visão me entristece.
Falar sobre isso me faz lembrar dos recentes efeitos que temos visto, advindos do descuido humano para com a atmosfera. Ondas de calor fortíssimo fora de época, a desertificação das terras próximas a Linha do Equador, as poderosas tempestades assolando os trópicos e o degelo dos pólos. Me pergunto até onde será que as conseqüências terão de chegar para que a humanidade finalmente tome uma atitude e passe a pensar na biosfera como um todo, não apenas em sua própria conveniência e seus desejos desnecessários.
4 comments:
Acredito que é por serem coisas que lembram o local que você está visitando. Bom, geralmente é a idéia por trás do PostCard.
Mas devo dizer que concordo que deveria haver mais postcards, digamos, da natureza... Pena que, a cada dia que passa, sobra menos natureza.
Olha, eu acho que o ser humano jamais vai ter consciência real da importância da natureza. Todo mundo sabe, de um jeito ou de outro, que é preciso mudar os hábitos se quisermos ter futuro, mas fica nisso. Sem ações reais.
Só vão descobrir a importância da natureza quando a vida estiver ameaçada a ponto de se extinguir.
Nunca gostei de Postcard, pois eles sempre passam a impressão de como o local realmente não é. E obviamente as "belezas" criadas pelo homem têm maior valor do que a natureza e toda a sua beleza milenar, afinal, pra que esperar mil anos para ver uma obra-prima da natureza se fazem uma aqui e agora pra você?
Como sempre o fato de ninguém ligar para o que vai acontecer com nosso planeta dentro de alguns anos, cabe-se em "empurrar" a responsabilidade para as gerações futuras, sempre foi assim e será assim. Nossa geração não faz e nem fará nada, mais iremos sempre dizer que a futuro são nossas crianças, até quando?
o mundo se afoga cego em sua propria ignorância!
Post a Comment